V ATL/RR: PRIMEIRA MULHER INDÍGENA É NOMEADA COORDENADORA DO DSEI LESTE EM RORAIMA, A NOMEAÇÃO REPRESENTA CONQUISTA PARA O MOVIMENTO INDÍGENA DO ESTADO

A nomeação de Letícia Monteiro da Silva, do povo Taurepang, saiu na tarde desta sexta-feira (16). Letícia é a primeira mulher indígena que vai assumir a coordenação do órgão. A nomeação ocorreu em meio a ocupação da sede do DSEI, pelo Movimento Indígena que exigia a nomeação do nome indicado por eles.

A decisão foi celebrada pelo Movimento Indígena de Roraima, que indicou Letícia para a coordenação. A posse simbólica de Letícia Monteiro ocorreu no final da programação do V Acampamento Terra Livre em Roraima.

"É um momento de muita emoção, é uma conquista que estamos tendo. Convido o Movimento Indígena para atuar comigo nessa gestão frente ao DSEI Leste e na construção de uma saúde indígena fortalecida e diferenciada. Meu compromisso é com o nosso povo, e afirmo que estou aqui por vocês, com vocês e para vocês. Vou atuar com base no diálogo, respeitando nossa cultura e nossa forma de cuidado. Agradeço a confiança do Movimento Indígena", disse Letícia.

Letícia Taurepang durante fala. (Foto: ASCOM/CIR)
Letícia Taurepang durante fala. (Foto: ASCOM/CIR)

Letícia Monteiro é enfermeira e atua no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima como enfermeira responsável técnica no Núcleo de Prevenção de Doenças e Agravos (Núcleo 5), contribuindo para a gestão e execução de ações de vigilância em saúde no território indígena. A nova coordenadora trabalha no órgão desde 1992. Ao longo dos anos, exerceu diversas funções na área da saúde indígena: foi Agente Indígena de Saúde Voluntária, microscopista e técnica em laboratório.

Com experiência na área da saúde pública e atuação em comunidades indígenas, Letícia assume o cargo com o compromisso de fortalecer as políticas de atenção básica e ampliar o acesso a serviços de saúde nas áreas mais remotas do estado.

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima é responsável por assegurar a atenção integral à saúde dos povos indígenas, respeitando suas especificidades culturais.

Compartilhar