A Secretária Geral do Movimento de Mulheres Indígenas (CIR), substituída em março pelo Departamento de Mulheres Indígenas, teve seu início como um um espaço na organização, a partir do 6º mandato da coordenação no ano de 2005. Em 2021, o estatuto foi reformulado e incluída a Secretaria Geral do Movimento de Mulheres do Estado de Roraima.
Atuação
O Movimento participa em incidência política nas esferas local, regional, estadual, nacional e internacional, ecoando as vozes das mulheres, que atuam juntamente com a Secretaria. As mulheres estão distribuídas nas seguintes regiões: Amajari, Murupu, Tabaio, Alto Cauamé, Wai Wai, Serra da Lua, Raposa, Baixo Cotingo, Serras e Surumu.
Formações
São realizadas atividades de acordo com as demandas vindas das bases, como: formação, oficinas e capacitações para o fortalecimento da autoestima e o empoderamento das mulheres, com foco nos temas direitos e combate a violência, saúde mental, sustentabilidade, artesanato, medicina tradicional e incidência política. E também através das ações, articulações e incidências realizadas pelas coordenadoras regionais de mulheres. A Secretaria, aumenta sua participação política e econômica e conta com processos organizacionais bem estruturados e assim fortalecem sua autonomia.
Ao longo dos anos passou pela secretária, as seguintes secretarias: 2001 a 2005 – Lavina Macuxi/ Região Serras 2005 a 2006 – Luciana Macuxi/Região Baixo Cotingo 2007 a 2009 – Marizete Macuxi/ Região serra 2010 a 2017 – Telma Taurepang/Região Amajari 2017 a 2022 – Maria Betânia Macuxi/Região Amajari 2023 a 2025 – Keliane Cruz-Wapichana/ Região da Serra da Lua.
Departamento das Mulheres Indígenas de Roraima (DMIR/CIR)
O Departamento das Mulheres Indígenas representa um marco significativo como um espaço dedicado a assegurar a união, defender os direitos, fortalecer a autonomia e o protagonismo das mulheres indígenas de Roraima. Recentemente criado, este departamento é um passo importante na promoção ativa na construção de um futuro mais inclusivo e igualitário para a sociedade indígena de Roraima. E foi aprovado em 2023 sua criação.
Está vinculada à Secretaria Geral do Movimento das Mulheres Indígenas de Roraima, e de acordo com o estatuto da organização a mesma faz parte da Coordenação Executiva do CIR. Atualmente pela coordenadora Keliane Cruz, pertencente ao povo Wapichana, TI Canauanim, região da Serra da Lua.
São linhas de atuação:
• Direito das Mulheres Indígenas e enfrentamento à violência;
• Empoderamento político e participação;
• Atuação econômica das Mulheres Indígenas
• Fortalecimento do Departamento das Mulheres Indígenas, Assim, os valores do Departamento defendidos estão ligados ao direito, respeito, a inclusão e a autonomia das Mulheres Indígenas no estado de Roraima.