REVISÃO DO PGTA DA TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL FORTALECE GESTÃO TERRITORIAL

O Centro Regional Lago Caracaranã, localizado na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, recebe a atividade de revisão do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) das regiões do Baixo Cotingo e Raposa, integrando também a revisão do PGTA de Santa Cruz.

O evento, organizado pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), iniciou ontem quinta-feira (30), e segue até o dia 02 de fevereiro, reúne cerca de 120 lideranças indígenas, incluindo 26 Tuxauas da região da Raposa, 22 Tuxauas do Baixo Cotingo, além de representantes de comunidades entre lideranças tradicionais mulheres e jovens, totalizando a participação de cerca de 80 comunidades vinculadas ao território.

Sineia do Vale, que coordena o Departamento de Gestão Territorial Ambiental e Mudanças Climáticas (DGTAMC) explicou um pouco sobre a revisão dos PGTAs.

A Universidade Federal de Roraima (UFRR), marcou presença como instituição parceira, contribuindo com as discussões.

A revisão do PGTA se destaca como um marco do movimento indígena, promovendo o diálogo e a valorização de conhecimentos tradicionais.

As decisões tomadas durante o encontro orientarão ações prioritárias, como o manejo de territórios, a segurança alimentar e a defesa dos direitos indígenas.

Raposa Serra do Sol é referência em gestão territorial, assim como outras terras indígenas, que mantém principalmente a decisão de levar a todos, as informações e diálogos das atividades e das ações que colaboram com o fortalecimento das regiões.

O evento conta com o apoio da Niatero, Terra Brasilis, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), e Operação Amazônia Nativa (OPAN), reforçando a importância de parcerias para a implementação de políticas sustentáveis.

Compartilhar