LIDERANÇAS INDÍGENAS DA REGIÃO SURUMU, TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL, SE REUNIRAM ONTEM, 18 DE FEVEREIRO DE 2025, NO AUDITÓRIO DIONITO MACUXI, NO CENTRO INDÍGENA DE FORMAÇÃO E CULTURA RAPOSA SERRA DO SOL (CIFCRSS), PARA APROVAÇÃO DO REGIMENTO REGIONA

Lideranças indígenas da região Surumu, terra indígena Raposa Serra do Sol, se reuniram ontem, 18 de fevereiro de 2025, no auditório Dionito Macuxi, no Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS), para aprovação do Regimento Regional. O momento representou um marco histórico para a garantia da autonomia dos povos indígenas Macuxi, Wapichana e Taurepang que vivem na região, composta por 18 comunidades e contam com mais de 3 mil moradores.

A construção do regimento, foi um processo coletivo que durou mais de 5 anos de discussão, envolvendo tuxauas, mulheres, coordenadores, jovens, operadores de Direito e demais moradores. Durante esse período, foram promovidos debates e reflexões sobre a organização interna da região, sempre com o objetivo de fortalecer a governança indígena e garantir a segurança jurídica das decisões coletivas.

Momento de apresentação sobre a História da Região Surumu
Momento de apresentação sobre a História da Região Surumu

Com apoio da Fundação Ford, a assessoria jurídica do Conselho Indígena de Roraima (CIR) acompanhou todo o processo de construção do documento, juntamente com os operadores de Direito da região. “O Regimento Regional é mais que um conjunto de normas, representa o fortalecimento da identidade e autonomia indígena, além do resgate das histórias de lutas”, explicou o assessor jurídico e advogado, Junior Nicacio, do povo Wapichana.

As lideranças Francinete Garcia e Dioclésio Macuxi, contribuíram ativamente para a construção do regimento, orientando as lideranças e assegurando que o documento refletisse as necessidades e anseios da região. E durante a reunião, a operadora de Direito, Francinete destacou a importância dessa conquista. “Afirmo que “o regimento“ garante autonomia e fortalece a nossa organização social, e agora, é lei da região Surumu”, destacou a liderança.

Registro da celebração após a aprovação do Regimento Regional da Região Surumu
Registro da celebração após a aprovação do Regimento Regional da Região Surumu

Com aprovação da região Surumu, as lideranças reafirmaram o seu compromisso com a defesa dos direitos indígenas e a consolidação de uma estrutura organizacional própria, de acordo com sua cultura e tradição. O CIR segue ao lado de suas bases, apoiando a construção e implementação de instrumentos que fortalecem a autodeterminação dos povos indígenas de Roraima.

Compartilhar