CAPACITAÇÃO DE BRIGADISTAS FLORESTAIS INDÍGENAS FORTALECE A LUTA CONTRA INCÊNDIOS E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

A comunidade indígena Malacacheta, localizada na região Serra da Lua, recebeu no período de 7 a 11 de fevereiro de 2024, a capacitação intensiva voltada para brigadistas florestais indígenas. A ação teve como objetivo capacitar e fortalecer os brigadistas no combate a incêndios florestais, além de promover a preservação ambiental e a disseminação de boas práticas por meio de ações de educação ambiental.

Recepção dos Brigadistas na comunidade indígena Malacaheta. 
Recepção dos Brigadistas na comunidade indígena Malacaheta. 

O coordenador da Brigada Comunitária Indígena, Artenio de Lima Silva, do povo Macuxi, participou junto a PREVFOGO que conduziu a formação e contou com a participação de 44 brigadistas, sendo 30 homens e 14 mulheres. Um número expressivo que fortalece o protagonismo e o empoderamento das mulheres indígenas em defesa da preservação ambiental. Além de ensinar técnicas modernas de combate a incêndios, a capacitação integrou saberes tradicionais indígenas, buscando aprimorar as habilidades dos participantes na proteção de suas terras e culturas.

Artenio de Lima e os Brigadistas indígenas na capacitação. 
Artenio de Lima e os Brigadistas indígenas na capacitação. 

Artenio destacou a importância da educação e conscientização das comunidades e lideranças para a prevenção de incêndios. “Os trabalhos que estamos realizando começam, em primeiro lugar, pela educação. Precisamos conscientizar as comunidades a não atear fogo nas vegetações de forma irresponsável e envolver as crianças e jovens nesse processo. Com o tempo, vamos aprimorando e incorporando os conhecimentos adquiridos nas oficinas e trabalhos comunitários”, afirmou.

Durante a capacitação, os brigadistas aprenderam estratégias de prevenção, identificação de focos de incêndio e o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, o curso reforçou a importância do manejo sustentável da floresta, com o objetivo de garantir a preservação dos ecossistemas locais.

Brigadistas indígenas  em atividade de  campo
Brigadistas indígenas em atividade de campo

Brigadistas indígenas em atividade de campo

A ação teve como foco não apenas o treinamento de brigadistas, mas também a formação de multiplicadores de boas práticas ambientais, assegurando que as comunidades indígenas se tornem defensoras ativas da preservação da natureza e do combate aos incêndios florestais. A capacitação teve o apoio das entidades parceiras: PREVFOGO- IBAMA, FUNDO CASA, RAINFLOREST, AECID e NIA TERO.

Fotos: Marivalda Tomaz, Rede de Comunicadores Wakywaa;

Brigadista Elilzamar;Artenio de Lima;

Revisão de texto: Mayra Wapichana.

Compartilhar