Abertura da VII edição dos jogos interculturais da Região Amajarí é realizado na comunidade Mangueira

Abertura dos jogos interculturais

Com participações de aproximadamente 16 escolas indígenas do Município de Amajarí, os jogos interculturais nesse ano está ocorrendo na comunidade indígena Mangueira, Terra indígena Araçá. As atividades iniciaram na manhã de ontem, 05 de novembro, com apresentação das delegações das escolas, danças do parichara e falas das lideranças.


A estudante Mirela Bezerra Maia, 13 anos, etnia Taurepang, da Escola Tuxaua Raimundo Tenente da comunidade Araçá, destacou que está muito feliz em participar dos jogos, ressaltou que este espaço é uma forma para fazer novas amizades e adquirir novas experiências, além de competir.


“Aqui nós além de mostrar nossa cultura também demonstramos o quanto podemos se bons em muitas modalidades do esporte, o importante não é ganhar e sim participar” afirmou.


A coordenadora Geral do Movimento das mulheres indígenas de Roraima, Maria Betânia, etnia Macuxi, participou da abertura do evento.

Coordenadora Geral do Movimento das mulheres indígenas Maria Betânia


Jogos Interculturais

Os jogos interculturais das escolas do Amajarí denominado JIEAM, foi uma proposta de 16 escolas indígenas no ano de 2011, durante a construção do plano de ação do Centro Regional de Educação Indígena do Amajarí (CREIANP). Tem por finalidade promover, através da prática desportiva, a integração, consagração e intercâmbio dos estudantes e professores das respresentações dos estabelecimentos de ensino, aplicando-lhes as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis, favorecendo o surgimento de novos talentos do esporte educacional.

Repercussão do Hino Nacional


Modalidades

Alunos que irão competir no arco e flecha


Entre as competições estão: Arco e flecha, Queda de corpo, Salto em distância, futebol, Voleibol, cabo de guerra, atletismo e outros.

Que os sonhos sejam sempre a motivação desses jovens

As atividades seguem até o dia 08 de novembro.

Fotos: Ariene Susui